Sunday, 10 August 2014

Royal Albert Hall - The Proms

It's not only the flowers, picnics, parks, Wimbledon that make Summer in London simply fantastic...in my opinion Summer is not complete until I go to the Proms at the Royal Albert Hall.


São oito semanas de música, concertos, apresentações...uma mistura de música clássica e contemporânea que enchem o verão de Londres de brilho e classe. 

The BBC Proms acontece desde de 1892...é uma das tradiçoes da cidade...então Proms é o short de Promenade que significa passeio público, ou apresentação ao ar livre... pelo menos esse era o costume na epoca, I guess... hoje as apresentações acontecem no Royal Albert Hall ...o encerramento do Proms costuma ser no Hyde Park. A idéia é fazer música clássica acessivel à todos... a que eu fui por exemplo está da categoria "Classical for starts"... isso é ótimo para mostrar para as pessoas que há muito mais em música clássica que Moonlight Sonata e Mozart, e se você for Promming dá para ir por apenas £5. Yes, a fiver!


Foi isso que eu fiz na sexta-feira, terminei o trabalho às 5 da tarde e saí correndo para chegar à tempo de comprar o standing ticket (ficar em pe ticket!)! A apresentação começava às 1830hrs, a fila quando chegamos (eu fui com minha amiga Elena, minha parceira de música clássica) estava dando curva na esquina, mas à partir de 1815hrs tudo começou a andar tão rápido que quando vimos já era a nossa vez! Como autênticas Prommers (termo usado para distinguir e identificar as pessoas que compram os tickets para a Arena ou Galleria, ahaha!) entramos na Arena 3 minutos antes do começo da apresentação, estava cheio mas não estava apertado. 


Essa é a coisa legal de Londres, o espaço e democrático mesmo. As pessoas levam o lunchinho delas na sacola e comem la mesmo, antes ou no intervalo... e não é gente que "nao tem" não, sao pessoas normais. Como eu e você. Não há aquela idéia de consumismo desenfreado. Sem razão, para mostrar para ninguém. Eu adoro isso. It’s so liberating!



Muito legal mesmo. O programma da noite foi esse aqui eu gosto muito de Chopin, ouço regularmente mas os outros três foram novos para mim. Eu já fui várias outras vezes mas eu sempre comprei com antecedência... mas a experiência de ficar na galleria (em pé!) foi muito melhor que dos tickets caros que eu comprei anteriormente.


Na Arena eu fiquei perto do palco, foram quatro apresentações, em dois sets de curta+longa com um intervalo entre as duas. A abertura com Casella Elegia Eroica deu uma esquentada, passando para Chopin com o piano que e único e reconhecivel, após o intervalo foi um piece do Franck que eu não gostei muito.



O melhor ficou por último: Saint-Saens - Sinfonia No. 3 em C menor, Organ foi inesquecível. De perto da para ver e sentir a paixão do conductor e dos músicos, a platéia e maravilhosa e educadissima. Não se pode tirar fotos durante a apresentação mas na hora do aplauso e ao término é sem problemas. (Eu so estou dizendo isso para você não pensar que que quebrei com o protocolo com as minhas fotos.)


Enfim... Promming is an unforgettable experience that everyone living in London should have! Now go check the the website, you still have time! And just in case you want to check here is the link for the last piece...


No comments:

Post a Comment

I love comments, they make my day. Let me know you stopped by.