Sunday, 16 August 2015

Crônicas de uma futura mamãe 30+ brasileira expatriada I: O que eu tenho lido ultimamente

Desde o momento em que eu descobri que estava grávida até hoje um novo universo de mamadeira, choro, alegria, adaptação e muito mais se abriu para mim. E com todas as coisas boas - do tipo  sonhar acordada em olhar e sentir o meu bebê pela primeira vez  - vieram também muitas apreensões. Daí no outro dia comecei a colocar tudo isso no papel e o resultado está aqui... eu resolvi colocar os tópicos separados porque senão os posts iriam ficar muito grandes e com certeza você ia sair correndo, ou dormir...  

Eu confesso não sei nada de bebês. Minha experiência é zero, não tive primo, nem irmão pequeno. E eu sei filho não vêm com manual. Qual seria a graça se viesse? Isso não significa que há uns livrinhos por aí que podem ajudar mamães de primeira viagem a entender mais sobre o universo de materno e de bebês... afinal ninguém morre nem fica doido por adquirir informação - a não ser que você seja um hacker  ou seja doido mesmo :) 

Conselho é bom. O velho ditado não vale muito quando o assunto é maternidade, mas conhecendo a pessoa que sou ( e a leitora dentro de mim)... antes de abrir os ouvidos para as conselheiras eu preciso um pequeno almanaque de conhecimento, ainda que teórico. Aprender com outras mães é uns dos baratos de entrar nesse mundo e eu sou todos ouvidos as dicas praticas. 

Aqui estão alguns títulos que eu li e (alguns eu reli/estou relendo) que eu gostei e achei bem fáceis e instrutivos: 


Expecting Better:  Why the conventional Pregnancy Wisdom is Wrong and What you Really Need to Know by Emily Oster
Brain Rules for Babies by John Medina
First- Time Parent: The honest guide to coping brilliantly and staying sane in your baby's first year by Lucy Atkins
Be Bilingual - Practical Ideas for Multilingual Families by Annika Bourgogne

O Expecting Better é para quem descobriu que está grávida, esta bem no comecinho e está esperando para dividir a notícia com todo mundo ( eu só contei quando completei três meses para evitar euforia e decepção). O livro traz muita informação, tira aqueles medos bobos e lendas de que não pode pintar o cabelo e essas crendices da cabeça. Eu amei. Linguagem é direta e inteligente. Sem encheção de linguiça. 


Os outros dois são ótimos para pais de primeira viagem. O First- Time Parent é super simples e dinâmico, escrito por uma mãe de três com muita experiência e conhecimento. O Brain Rules é mais cientifico e com muita informação sobre psicologia infantil. Todos são fáceis de ler. 


O Be Bilingual é para quem mora no exterior (ou no Brasil com o companheiro/marido/esposa estrangeiro/a)  e quer que os babys falem Português (ou a língua do companheiro) esse livro é cheio de dicas de como potencializar o aprendizado dos filhos e fazê-los não perder o interesse (principalmente porque Português sera a segunda língua da criança). A escritora é Finlandesa com Phd em Lingüística mora na Finlândia e écasada com um Frances, então experiência é o que não falta à moça.


Eu sei esses livros são em Inglês, eu não procurei ver os títulos em Português - dá uma olhada online (no site da Saraiva vc tem chances de achar) pelo nome do autor - porque eu comprei para eu e o L ler. Se vocês souberem de algum autor em Portugues deixa a dica aí nos comentários. E desculpa o post saiu grande de qq maneira...


No comments:

Post a Comment

I love comments, they make my day. Let me know you stopped by.