Wednesday, 11 November 2015

Retrospectiva Gravidez: O segundo trimestre

A lua-de-mel da gravidez. E foi mesmo! A melhor fase, os enjôos se foram, as aversões a comida diminuíram. Eu comecei a admirar minha barriga, e a parecer grávida mesmo :) e até comecei a usar aquela badge do “Baby on board” no metrô por motivo de segurança (eu não me importo de ficar de pé para marmanjo ficar sentado)!
Esses três meses foram bastante corridos, dores aqui e ali começaram, a fome dimuniu mas a insônia chegou. Apesar de todo dizer que os hormônios iriam me deixar louca e me senti ótima. O L fica me dizendo a mesma coisa: “mas você está muito mais calma, hein!” de repente eu terei que tomar reposição hormonal para permanecer assim!

O pior incômodo de todos é a falta de ar, com o bebê crescendo o espaço ficou menor e o diafragma coitado ficou todo esquaxalado :) – de repente eu sinto uma gratidão enorme pela minha mãe.

Durante esses três meses eu mudei de casa, endereço, de tamanho de jeans (de tamanho 10 para 14!), vestidos e sapatos mas tudo por uma boa causa. 

Aqui estão algumas dicas práticas para brasileiras expatriadas na Inglaterra; coisas que eu fiz que talvez sirvam para você!

LICENCA PÉ DE MEIA - a partir do 4º mes de gestação eu comecei a fazer uma poupança, para férias, cremes, e outros apetrechos que eu quiser comprar... melhor prevenir que remediar.

FOTOS? Quer tirar fotos profissionais? Procure agora! Em Londres muitos fotográfos vendem pacotes tipo materinidade + recém-nascido + 3 sessoes para marcar o primeiro ano do bebê. Eu acho uma forma legal de marcar esses momentos... tenho a minha marcada para o fim de Novembro e eu vou indicar a fotógrafa se eu gostar. Fique atenta!

CHA DE BEBE - Planeje o chá de bebê, se você quiser ter um. Não é uma tradição Inglesa, e as suas amigas podem achar um pouco estranho. Eu não organizei o meu, uma amiga minha fez tudo para mim, mas ela adaptou para um Afternoon Tea/Baby Shower, e foi ótimo (sem obrigação de trazer presentes). Apesar do criticismo que essas “festinhas” levantam entre as Inglesas, eu achei legal ter um pois é um rito de passagem também. Outra dica é esperar até lá (sétimo mês) para começar a comprar roupinhas etc, eu ganhei mais que eu esperava.

FERIAS!! Planeje também as últimas férias sem +1 se tiver disposição. Nós tínhamos uma lista de coisas a fazer antes de engravidar e fizemos tudo! Então as próximas férias será com o filhote a bordo. Eu tinha a minha lista também veja aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, algumas dessas coisas.... 

PLANEJE A LICENçA MATERNIDADE: na Inglaterra têm-se que avisar ao seu empregador sobre a gravidez até a 25ª semana de gestação. Há empresas ( como a minha por exemplo) em que a gestante precisa escrever uma carta notificando o empregador com datas de saida e retorno. Mas isso é só um aviso, não significa que as datas não possam alteradas. O valor de licença depende do seu contrato de trabalho, algumas empresas têm “pacotes” específicos, outras pagam o mínimo. Lembre-se que se você tiver pagando private pension a sua empresa tem que continuar pagando pelo período da sua licença.

VISITAS - Graças ao bom Deus que está no céu eu tenho uma mãe bastante flexível. Quando eu disse a ela que nós gostaríamos de nos adaptar primeiro depois de começar a receber visitas, ela achou ótimo. Então minha dica é uma só veja o que funciona para você. Vc vai se sentir bem tendo que cuidar do bebê e de visita? Eu tenho amigas que trouxeram a família toda para o nascimento do filho e quase enlouqueceram outras amaram... eu me conheço o suficiente para saber que preciso de tempo e espaço. Regardless comunique a sua decisão para a familia e não se sinta culpada, e diga a eles para organizar a passagem nos melhores dias para você.

PREPARE-SE E RELAXE – eu sei que é dificil mas tente não deixar tudo para última hora. Me ajudou muito fazer listas com topicos específicos para cada mês. Claro que eu não consegui fazer tudo mas 75% eu considerei vitória. Os meus ultimos retoques serao dados esse fim de semana no quartinho do bebe (que é um task bastante time-consuming mas o Pinterest me ajudou muito a encontrar o meu estilo, as roupinhas vou tambem lavar, tirar todas as etiquetas porque pode dar coceira no bebe, a ultima coisa sera dar uma faxina na casa ( o L vai dar eu vou supervisionar :). E dai é sentar e relaxar. 


Agora é só mesmo sentar e esperar... quase lá, quase lá.
Clock is ticking! 


Gi xx 

No comments:

Post a Comment

I love comments, they make my day. Let me know you stopped by.